quarta-feira, 12 de agosto de 2015

De bebé às costas!

 
 
Cá em cá, tornámo-nos fãs da Ergobaby!

A Ergobaby, para quem não conhece, é uma mochila para transportar bebés. O modelo que adquiri dá para crianças dos 0 aos 36 meses, podendo estas ser transportadas de três maneiras: à frente, de lado ou às costas.

Infelizmente não a comprámos logo que a bebé nasceu. Teria sido muito útil na fase mais complicada das cólicas...
Como é um investimento acima dos 100 euros e eu não me tinha dado particularmente bem com o pano nem com o sling que me emprestaram, devido aos problemas de coluna que tenho, não quis arriscar a comprar algo que poderia ficar guardado no armário. Para além disso, tinham me dado um marsúpio da Chico, com o qual eu me sentia ainda menos confortável...
Contudo, há três meses atrás, fui a um encontro de mamãs, sendo a sua maioria adeptas do babywearing. Comentei com a amiga responsável por esse encontro que tinha imensa pena de não poder transportar mais vezes a minha bebé dessa forma. Ela falou-me da sua experiência, já com dois filhotes, e de como a sua mochila era extremamente prática e confortável. Se não estou em erro, a dela era uma Manduca... Vim para casa a pensar nisso, fiz as minhas pesquisas, recolhi opiniões e acabei por optar por uma Ergobaby.

Estou muito satisfeita com a minha escolha!
A mochila está concebida de modo a que o peso da criança fique distribuído sem forçar nenhuma parte específica da coluna. A minha bebé pesa atualmente 8 quilos e eu consigo dar um passeio com ela (com as mãos livres!), sem ficar aflita das costas! Tem alças acolchoadas que proporcionam uma boa sensação de conforto.
Consigo pôr e tirar a bebé com facilidade e rapidamente, mesmo sem ajuda, pois tem um sistema de ajuste com fivelas que funciona muito bem.

Sem a mochila, as idas à praia ao longo deste verão teriam sido bem mais complicadas. Muitas vezes, vou sozinha com a bebé. Levo a minha mala, o saco de muda de fralda, o guarda-sol... Poder transportar a bebé ao peito e ter duas mãos livres para carregar estas coisas é fantástico!

Nas caminhadas com os cães pelo pinhal, agora que os terrenos estão mais secos e amolecidos, o carrinho de passeio tinha tendência a enterrar-se. A bebé passou a ir às minhas costas ou do pai, este problema ficou resolvido e agarrar as trelas dos cães tornou-se também mais fácil!

Mas os momentos em que tenho sentido a mochila como uma verdadeira aliada são aqueles em que a minha bebé não consegue dormir. Ultimamente, à noite, tem acordado cerca de meia hora depois de adormecer, e chora, chora, contorcendo-se no nosso colo... Ainda não consegui perceber a causa deste desconforto, que se repete diariamente, embora desconfie que esteja associada ao nascimento dos dentes. No entanto, descobri que a forma mais rápida e eficaz de a acalmar é colocando-a na mochila, de preferência pele com pele. Caminho pelo quarto durante algum tempo, cantarolando, ela entrega-se ao conforto do embalo e deixa-se adormecer.
 
Transportar os bebés junto a nós é algo inerente à nossa espécie, mas que foi caindo no esquecimento nas sociedades ocidentais, especialmente ao longo do último século.
É bom saber que há cada vez mais mães a quererem recuperar este hábito e que existem cada vez mais opções no mercado que facilitam esta escolha!

2 comentários:

  1. Este modelo seria ideal para mim que tenho problemas de coluna. Qual o modelo...se for possivel facultar essa informação. Obrigada pela atenção. Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...