quinta-feira, 8 de março de 2018

Quarto familiar!

Cá em casa, temos um quarto familiar!
O que é isso?
É isso mesmo! Um quarto onde dorme toda a família!


A nossa filha dormiu no nosso quarto todas as noites até aos vinte e dois meses. Inicialmente num berço de grades que me emprestaram (se soubesse o que sei hoje teria investido logo num berço co-sleeping) e a partir dos 5 ou 6 meses na cama de grades, encostada à nossa cama (sem uma das grades), o que facilitou muito mais a amamentação, o contacto com ela e a troca de mimos.
Depois, o avô fez-lhe uma cama aos estilo Montessori, rente ao chão, que lhe permitia entrar e sair autonomamente, e começámos a adormecê-la no seu quarto.
Continuou, durante muito tempo, a acordar a meio da noite, algumas vezes com pesadelos... Às vezes, parecia que não chegava a despertar de tão embrenhada que estava naquele terror... Provavelmente, os tão falados "terrores noturnos"... Nessas alturas, optávamos por trazê-la para o nosso quarto, de onde a sua cama de grades nunca foi retirada, ou ela própria revelava essa vontade. A determinada altura, acordava sem choros começou até a mudar-se sozinha, sem termos de nos levantar (ótimo!)...
Com quase dois anos e meio, finalmente, começaram a ser raras as noites em que acordava e pensei que se tinha tornado independente no sono, que já não precisava mais da nossa presença para se sentir segura.
Só que, entretanto mudámos para uma casa nova, o seu quarto ainda não estava concluído, e ela teve de adormecer (e dormir) novamente no nosso quarto.
Quinze dias depois, nasceu o irmão, que passou a dormir num berço co-sleeping no nosso quarto.
Conseguimos voltar a adormecê-la no seu quarto, mas quem é que a convence, quando acorda a meio da noite (ou às vezes quando eu e o pai nos deitamos) a não vir para o nosso? Afinal, estamos lá todos e ela não quer sentir-se excluída! Podemos criticá-la? Acho que não!
Com sete meses, o mano começa a ficar apertado no seu berço e a minha única preocupação é: "Como é que eu vou pôr outra cama de grades naquele quarto? Não temos espaço!!"
Alguma solução se há de arranjar... Surgirá do improviso, como todas até agora.
A verdade é que nunca tinha imaginado um quarto assim, mas por agora é o que melhor serve a nossa família!
Consigo amamentar facilmente o nosso filho, sem quase despertar e sem que o pai desperte a maior parte das vezes... A nossa filha sente-se segura porque não lhe foi retirado o seu espaço em prol do irmão...
E certamente não vão ficar a dormir connosco a vida toda! Aliás, ela já fala no beliche que o avô fará e de como não precisará mais de vir para o nosso quarto quando o irmão dormir com ela no seu quarto, pois já não se sentirá sozinha.
Vai haver uma altura em que provavelmente sentiremos até saudades da sua presença... Por isso, se isso lhes faz falta agora (e a mim!, ou acham que eu queria levantar-me a meio da noite para ir, cheia de frio, dar mama ao meu filho no outro quarto?), porquê complicar?
Como em tudo na vida, temos de seguir o nosso coração!
E adaptar-nos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...