segunda-feira, 20 de julho de 2015

Fraldas de pano para a noite

Cá em casa, a bebé usa fraldas reutilizáveis há seis meses e meio.
 
Contudo, as fraldas que usa para dormir não são as mesmas que usa durante o dia.
Têm de ser fraldas com maior capacidade de absorção, pois são usadas durante muito mais horas.
 
Como capa exterior, desde que a bebé teve uma dermatite de contacto provocada pelos elásticos das fraldas, passámos a usar capa de lã. Temos uma da Fluffy Diapers e outra da Disana.


Optei por estas capas por dois motivos. O principal foi o facto de não ter elásticos a vincar-lhe a pele sensível durante todas aquelas horas de sono. O segundo motivo foram as propriedades curativas da lanolina presente na lã (antimicrobiana e desinfetante), que ajudam a restabelecer o equilíbrio natural da pele.
Inicialmente tinha algum receio de que pudessem ser quentes e de que a bebé acordasse transpirada, especialmente agora nos dias de mais calor. Contudo, a lã apenas mantém a temperatura do corpo, não o aquece, e permite que a pele respire. Ela tem dormido bem e nunca acordou transpirada.
Também tinha algum receio de que a lanolização das capas fosse um processo complicado e que não corresse bem à primeira. Afinal é algo simples...
Estou muito satisfeita com qualquer uma destas capas!

No interior, vario entre três tipos de fraldas, dependendo das que estão para lavar.

As minhas preferidas são as Hemp Hour Strap da Babyidea. Apesar de já por si serem extremamente absorventes (até porque na zona do rabinho têm quatro camadas de tecido), uso com uma pré dobrada (dobrada em três partes retangulares) e um absorvente de microfibra (3 camadas) no interior. Coloco ainda um liner stay dry, para a pele da bebé se manter enxuta.


Após cerca de 12 horas, ainda nunca encontrei as fraldas completamente ensopadas, ou seja, se fosse preciso, ainda absorveriam mais.
Também têm a vantagem de, mesmo com a pré dobrada e com o absorvente extra, serem pouquíssimo volumosas.
O senão é que apenas tenho duas fraldas destas, pelo que me vejo obrigada a também usar as outras... Talvez qualquer dia adquira mais duas (comprei o par), até porque são de tamanho único e durarão até ao desfralde.

Quando as Babyidea estão para lavar, uso as ajustadas da Fluffy Diapers, também de cânhamo. No interior coloco dois absorventes de cânhamo (que vinham com a fralda) e um de microfibra com três camadas. Uso igualmente um liner stay dry.


Quando retiro a fralda, normalmente está no seu limite de absorvência, mas nunca tive fugas.
Apesar de os elásticos não marcarem as pernas da bebé, como acontecia quando usava capas de PUL (de poliuretano laminado, mais vulgarmente conhecidas por capas impermeáveis), deixam sempre pequenos vincos e isso é também um aspeto que as coloca em desvantagem relativamente às outras.
Para além disso, não vão servir até ao desfralde e não é possível usá-las com mais absorventes, pois ficariam muito apertadas.

Em último caso, uso uma pré dobrada com a dobra de jornal, colocando um absorvente extra de microfibra com três camadas. Também aqui uso um liner stay dry. Neste caso,  prendo-a com um snappi.


Quando retiro a fralda, de manhã, está também ensopada, mas até hoje não me desiludiu.
A minha bebé mexe-se muito enquanto lhe mudo a fralda e tenho dificuldade em usar as pré dobradas. Esta é para mim a grande desvantagem e o motivo por que só recorro a elas quando não tenho mais nenhumas.

Não sei se estas fraldas durarão até ao desfralde ou se terei de ir fazendo ajustes. Ficaria satisfeita com estas, mas já percebi que há vários fatores que podem fazer com que precisamos de alterar o tipo de fraldas que estamos a usar: tamanho do bebé, quantidade de chichi que faz, problemas/reações da pele...
Felizmente, há cada vez mais pessoas a ingressar no mundo das fraldas reutilizáveis e a partilhar informação, pelo que se torna mais fácil irmos encontrando aquilo que mais se adapta às nossas necessidades.
Talvez um dia sejamos uma maioria... Era bom! 

7 comentários:

  1. Olá Sofia! Gostei muito do que escreveu... A absorção da noite é sempre uma preocupação! Onde comprou as babyidea? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cristiana.
      Realmente nem sempre é fácil encontrar fraldas que se adaptem aos nossos pequenos grandes mijões!
      Comprei as Babyidea em Miminhos da Maria, mas parece-me que já não têm mais... Talvez a solução seja encomendar diretamente na MaMidea https://www.mamidea.com/webshop/babyidea-hemp-hour-strap-diaper-p-62.html?language=en ...

      Eliminar
    2. O tenho 3 da babyidea e comprei na meekbum

      Eliminar
  2. Tenho gostado muito de a ler e os seus posts têm-me ajudado na escolha de algumas coisinhas para o meu Afonso que aí vem.
    Os liners stay dry de que fala são de que material? E já agora, onde os comprou?
    Muito obrigada!

    Sweet Pi - thesweetestpiblog@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Filipa! :)
    Alguns liners que tenho são muito antigos e usei-os quando era bebé. A minha mãe tinha os guardado! :) Esses são triangulares e não retangulares como os atuais e não sei dizer-lhe de que tecido são. Depois tenho dois da marca ImseVimse que são de polyester. Comprei nos Miminhos da Maria.
    Já tenho lido que também pode fazê-los usando uma manta polar do Ikea, mas ainda não me dediquei a tal...

    ResponderEliminar
  4. Ando aqui a vasculhar e cada vez adoro mais este blog!
    Tambem usamos FR mas ultimamente nao tem corrido bem...
    Onde poderei comprar essas da babyidea? E as capas de la?
    Obrigadaaaa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia!
      Neste momento há as BabyIdea e a capa de lã Disana na www.meekbum.com
      Um beijinho!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...