E, como não podia deixar de ser, criei um alusivo ao Natal!
Nele podemos encontrar...
Cartões com sequências temporais
Usando o Pinterest, procurei imagens com sequências temporais, selecionei as que tinham a ver com o Natal e com o Inverno, imprimi-as, plastifiquei-as e... voilá! estava criado um jogo que tem despertado muito o interesse da nossa filha mais velha.
Na primeira vez que jogou, precisou da minha ajuda para perceber algumas sequências, como por exemplo, para compreender que com o sol fazia com que o boneco de neve derretesse. Contudo, nas vezes seguintes, tem mostrado muita facilidade em perceber o encadeamento de acontecimentos.
Tenho aproveitado para lhe explicar a importância de ordenar os cartões da esquerda para a direita, pois é neste sentido que lemos.
Puzzle de combinações de diferentes partes do corpo
Encontrei este puzzle em itsi bitsy fun, imprimi-o, plastifiquei-o e cortei-o.
Tal como outro puzzle deste site que partilhei aqui, também este permite misturar as peças das várias personagens natalícias. Contudo, a nossa filha prefere tudo muito organizado e monta-as sempre "corretamente". Enquanto isso (e porque está numa fase extremamente imaginativa em que tudo serve para fazer de conta), vai estabelecendo diálogos e relações de amizade entre as diferentes personagens. Uma delícia!
Jogo de alinhavo
Já no móvel do Outono, tinha feito um jogo semelhante. Gosto de costurar, de croché, de criar bijutarias e por isso sou suspeita ao colocar à disposição da nossa filhota este tipo de atividades. A verdade é que a imaginava a passar o fio para a frente e para trás, buraco após buraco, incessantemente até rodear toda a figura. Mas não, é claro que tal não aconteceu! Às vezes, esqueço-me de que ela ainda não tem três anos!
E, se no jogo do Outono, a acompanhei, indicando-lhe em que buraco deveria passar a lã, neste não lhe disse nada e ela tem brincado de forma totalmente espontânea. Então, passa os fios por três ou quatro buracos de forma desordenada e depois vem oferecer-me a prenda ou a árvore de Natal para que a abra ou desmonte, isto é, para que retire os fios.
"Gostaste da p'enda?"
"A á'vo'e é pró mano!"
E assim tem repetido esta brincadeira uma e outra vez, sempre acompanhada de muita imaginação.
Encontrei estas imagens em RED TED Art . Depois de impressas e plastificadas, furei-as com um furador que faz buracos com várias formas. Escolhi estrelas e chapéus de chuva.
Jogo de pompons e pinça
A nossa filha não gosta de alface, mas sempre que há salada quer colocá-la no prato de toda a gente para poder usar a pinça. Então, achei que estava na altura de criar uma brincadeira em que a pudesse usar à vontade. Foi assim que surgiu este jogo.
Imprimi um desenho de árvore de Natal, colei-o numa caixa e fiz furos no sítio de algumas das bolas. Depois juntei-lhe alguns pompons de diferentes tamanhos e cores e a pinça.
Quis usá-la uma ou outra vez, mas agora prefere colocar os pompons nos buracos com a mão... É mais fácil, pois claro!
Pedras de histórias
Há já muitos anos que ando com a ideia de fazer estas pedras de histórias e tenho uma grande coleção de pedras, apanhadas na praia, à espera de ser transformadas... Selecionei algumas imagens relacionadas com o Natal de que gostei, imprimi-as e colei-as nas pedras com cola branca. Adorei o resultado final!
Por agora, ela tem brincado com elas livremente, inventando histórias e situações. Quando for mais crescida, penso que poderemos usá-las de forma mais estruturada. Por exemplo, retirando uma pedra do saco ao acaso e inventando uma história para a mesma, ou jogando à vez e ir completando a história de acordo com as personagens que vão saindo.
Livro de autocolantes
Encontrei, por acaso, este livro à venda, e achei que se adequava mesmo a este móvel. É um livro de autocolantes...
Gostei dele, pois vi-o como um recurso divertido para desenvolver a motricidade fina. Os desenhos são amorosos e as páginas do livro são plastificadas, o que permite colar e descolar os autocolantes vezes sem conta!
Hoje de manhã, estava dar-se ao trabalho de os colocar novamente na folha original, tentando descobrir o seu lugar pela forma da silhueta. Interessantes as coisas de que eles se lembram...
No móvel, coloquei ainda dois livros de Natal, que lhe tenho lido frequentemente...
Sem comentários:
Enviar um comentário