domingo, 4 de outubro de 2015

Natação para bebés

Cá em casa, iniciámos as aulas de natação para bebés.
 
 
Apesar de reconhecer os benefícios (que referirei mais adiante) da natação para bebés, não estava muito certa de querer começar algum tipo de atividade estruturada com a minha filha, sendo ela tão pequena (atualmente tem 9 meses).
 
Sou professora de 1° ciclo e apercebo-me da quantidade de atividades extracurriculares que a maioria das crianças frequenta, deixando-lhes pouco tempo para a brincadeira livre.
Vivemos numa sociedade em que a oferta de formação desportiva, artística e intelectual para crianças é variadíssima. Torna-se difícil resistir-lhe! Todos queremos o melhor para os nossos filhos, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades inatas, melhorarem as suas características menos boas, descobrirem aquilo de que gostam através da experiência... E são muitas vezes as próprias crianças a quererem aprender isto, praticar aquilo, experimentar aqueloutro... Há dias, os meus alunos (unanimemente!) disseram-me que preferiam ter vidas muito preenchidas, com muitas atividades, em detrimento de dias com muito tempo livre, desocupado!
 
Com receio de cair nesta "armadilha" e de aos sete anos ela já frequentar o piano, o inglês, o ténis e o ballet, estive prestes a adiar esta experiência... O que me fez mudar? O entusiasmo crescente da minha bebé em relação à água do mar e o à vontade que revelou quando fomos à piscina este verão.
 
 
Assim que percebe que vamos à praia, fica felicíssima! E quando põe os pés na areia, é vê-la puxar-nos para caminhar para a água. As ondas batem-lhe nas pernas e na barriga e ela continua a querer avançar para dentro do mar, com enorme satisfação e sem qualquer tipo de medo.
Na primeira vez em que esteve numa poça com água pelo peito, deitei-a e espontaneamente começou a "nadar".
Então, pensei que seria divertido e enriquecedor que ela tivesse contacto com água mesmo nas estações mais frias que se aproximam.
 
Não me enganei! Ela comportou-se como um peixe na água e só choramingou quando saímos da piscina, pois queria mais!
 
 
Desta prática, de entre muitas vantagens, destaco as seguintes:
A natação melhora a coordenação motora e o equilíbrio, bem como as noções espaciais, o que poderá ter uma influência positiva na aprendizagem do gatinhar e do andar. Fortalece o sistema cardiorrespiratório e o sistema imunitário. Os exercícios realizados num ambiente aquático com uma temperatura agradável ajudam ao relaxamento do bebé, com consequências ao nível da melhoria do apetite e da qualidade do sono. 
E, para mim talvez seja esta a mais importante, desenvolve a sua autonomia e desenvoltura no meio aquático, que serão essenciais para evitar possíveis situações de perigo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem mais de 140 mil crianças com menos de 15 anos por afogamento todos os anos!
 
Assim, enquanto a minha filha se mostrar motivada para frequentar estas aulas, as nossas manhãs de sábado, outrora (já bem distante!) gozadas debaixo do edredão, serão alegremente passadas debaixo de água!

2 comentários:

  1. Parece mesmo deliciada na água! :)
    Temos a ideia de por o Afonso na natação mais ou menos por essa idade e é muito bom ver uma boa adaptação!

    Beijinhos,
    Sweet Pi - thesweetestpiblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo deliciada! :)
      Desejo que aconteça o mesmo com o Afonso! É um momento de interação familiar diferente, muito divertido!
      Felicidades!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...