Cá em casa, tomamos banho num balde!
Bem, "tomamos" talvez não seja a expressão mais adequada, pois na realidade a única a usar o balde é a bebé. E depois talvez seja bom esclarecer que não me refiro a um balde qualquer, mas sim ao Tummy Tub (embora provavelmente um balde suficientemente grande e anatomicamente semelhante faça o mesmo efeito).
Começámos por lhe dar banho numa banheira comum, com suporte, e até estava a correr bem...
Tínhamos aprendido bem a lição nas aulas de preparação para o parto (onde parecia que tinha regressado à infância, a brincar com Nenucos!) e segurar a bebé era mais fácil do que julgávamos!
Ao entrar na água, ela choramingava um bocado e ficava um pouco tensa, mas depois parava de chorar, embora não me parecesse totalmente relaxada...
Só que entretanto começaram as cólicas e, mais uma vez, fizemos jus dos conhecimentos adquiridos nas ditas aulas, onde nos tinham falado que estes baldes contribuem para a diminuição das desconfortáveis dores de barriga.
Existem muitas teorias para justificar as cólicas dos bebés. Para mim, faz sentido que resultem de gases acumulados (consequência dos alimentos ingeridos pela mãe ou porque eles próprios engoliram ar ao mamar), mas também que sejam uma resposta psicossomática ao desconforto que sentem por já não estarem na barriga materna.
Aí, eles estavam habituados a um ambiente líquido, escuro, quente e onde, por estarem envolvidos e em posição fetal, se sentiam protegidos.
Quando tomam banho numa banheira e entram em contacto com a água, a sua memória é ativada, mas eles percebem que estão num local iluminado e mais frio, um espaço aberto que não lhes transmite segurança. Daí que a maioria dos bebés esperneie e chore.
Com a Tummy Tub o ambiente uterino é recriado e nós queríamos experimentar. Só que não nos convinha nada estar a gastar mais dinheiro... Afinal, tínhamos a outra banheira novinha em folha!
Por coincidência, uma amiga ligou-me e, quando lhe falei das queixas da bebé, disponibilizou-se logo para me emprestar o balde dela.
Estamos a usá-lo há algumas semanas e, embora não consiga dizer se, no caso da nossa bebé, surtiu efeito em relação às cólicas (até porque simultaneamente foram tomadas outras medidas), a verdade é que ela adora os banhos!
Se é tão fácil para mim dar-lhe banho como na banheira? Inicialmente não era, mas (como em tudo na vida) não há nada como praticar...
Se pretendo continuar e aconselho? Sim, sem dúvida! Ela está tão relaxada e bem disposta do princípio ao fim do banho que, só por isso, vale a pena!
O meu marido inicialmente gostava muito de dar banho ao bebe na shantala mas a medida que ele foi crescendo e com vontade de se espernear mudamos para uma clássica.
ResponderEliminarEu acho que lá mais para a frente também voltarei à clássica... ;)
Eliminar