quinta-feira, 22 de março de 2018

Diário de uma Mãe a Tempo Inteiro - Dia 4

DIA 4 - QUARTA-FEIRA



As últimas noites têm sido um pouco cansativas, porque o Damião, devido ao nascimento do novo dente (creio eu), anda a acordar ainda mais vezes que o costume... Apesar de ter adormecido às 9 e pouco da noite, apetecia-me dormir mais. Só que eles não quiseram! Ainda ficámos naquela ronha uns minutos, mas levantámo-nos pouco passava das 8.
Fui para a cozinha tratar do pequeno-almoço. O Damião ficou a brincar e a Elisa quis logo fazer um desenho. Que engraçado! Desenhou uma árvore! Logo hoje, que é o Dia da Árvore! Só fiz essa associação mais tarde e, quando a partilhei com ela, quis saber porque é que havia um Dia da Árvore. Então, expliquei-lhe mais uma vez qual a importância das árvores (ar que respiramos, madeira, papel, frutos, sombra...).
Depois de comermos, ela quis ver televisão. No outro dia, quando procurava o Capuchinho Vermelho no YouTube, encontrei um canal que tinha muitos episódios da Ana dos Cabelos Ruivos. Comentei que via aqueles desenhos animados quando era criança e ela não se esqueceu. Então, hoje quis ver um episódio. Pensei que não gostaria, porque efetivamente estão um pouco ultrapassados, mas gostou e diz que quer ver mais vezes.
A seguir, pus roupa a lavar na máquina e despachámo-nos para sair, aproveitando que estava sol. Fomos à Biblioteca, local de que a Elisa gosta bastante. Para além dos livros, tem uma área com jogos e brinquedos. Às vezes, encontra lá meninos para brincar, mas hoje apenas estava um menino já de saída e pouco interagiram. Ainda assim esteve entretidíssima a brincar às cozinhas e com uns camiões. O mano dormia e eu aproveitei para relaxar num sofá. Trouxe-me alguns livros para lhe ler, curiosamente mais do que um sobre números, área que lhe anda a despertar muito interesse.
Quando fomos, logo de seguida, ao supermercado, na caixa para pagar. apontou para o preço dos sacos e disse-me "Mãe, este é o 10, não é?".
Passámos também no mini-mercado da avó. Esteve com ela até aos dois anos, enquanto eu estava no trabalho, pelo que toda a gente a conhece e ela se sente ali muito à vontade. Aproveitou para visitar a sua amiga da loja do lado e andou na correria e na risota entre uma loja e a outra.
Quando chegámos a casa, sentei o Damião no seu cantinho e a Elisa andou a brincar com os balões (a avó hoje deu-lhe mais). Para mim, começou um momento de alguma correria: fazer a papa do Damião, dar-lha (felizmente a Elisa ajudou nas primeiras colheradas), aquecer sopa, cozer raviolis e saltear cogumelos para nós duas, temperar salada, dar comida ao cão, arrumar a loiça da máquina, arrumar as compras (pelo menos o que eram de frigorífico)... Uff!
Depois do almoço, ainda tentei acabar de arrumar as coisas, mas o Damião estava inquieto e percebi que queria mamar. Adormeceu assim. A mana estava a comer um rebuçado e, por isso, não foi logo lavar os dentes. Ficou a brincar com os Playmobil. Eu comecei a adiantar o diário. Ao fim de um bocado, perguntei-lhe se já tinha acabado o rebuçado e respondeu-me que sim. "Então podes ir lavar os dentes, por favor?", pedi. "Estou só a acabar de fazer aqui uma papinha!", respondeu. Brincou mais um bocado e voltei à carga: "A papinha já está feita, não está?. "Está...", confirmou, "Vou só brincar aqui com os balões!". "Não foi isso que combinámos...", respondi. E ela lá foi, fazer o que lhe tinha pedido. Se não é fácil interromper uma coisa de que estamos a gostar, sendo adultos, imaginem como o será para as crianças...
Coloquei o mano a dormir no carrinho e fui com ela para o quarto. Deitámo-nos enroscadinhas e ela pediu-me uma história nova. Sugeri o Gato das Botas, que não era totalmente nova, mas que eu só comecei a contar no outro dia. Ela concordou. Fiquei a dar-lhe mimos, disse-lhe que gostava muito dela e fiquei a aproveitar aquele momento bom!...
Quando adormeceu vim para a sala, para o computador. Entretanto lembrei-me da máquina de roupa e fui estendê-la. Estava um sol bom e aproveitei para dar umas festas ao cão, que tinha o pelo quentinho.... A cozinha ficou por arrumar, pois não queria arriscar de acordar o Damião com aqueles barulhos.
Quando a Elisa acordou, veio aninhar-se no meu colo no sofá. O mano também estava despertar e quis sair do carrinho. Assim que o agarrei, inclinou-se todo à procura da mama... Ficaram os dois no meu colinho, ele a mamar, ela a dar-lhe carinhos. Tão bom!
Entretanto, estivemos a procurar na net porque ficamos com os dedos engelhados e, depois, ela pediu-me para ver alguns livros em inglês no YouTube. Lemos Orange Pear Apple Bear e Baby Love. Adoro o último!
Depois, pus o Damião no chão, no seu espaço. Ainda não gatinha, mas já consegue arrastar-se e sair do chão de borracha e, quando dei por ele, já estava a tocar no sofá e no móvel. Ela andou a brincar ao faz de conta, com os balões e a fazer desenhos.
De seguida, fomos para o quintal, com o intuito de semear as flores que comprámos no supermercado. Tive de arrancar as ervas daninhas e remexer um pouco a terra. A Elisa descobriu uma caracoleta e eu chamei a sua atenção para umas minhocas e um inseto parecido a um escaravelho (não sei se seria exatamente). Fizemos uns buraquinhos e colocámos lá os bolbos. O Damião estava na espreguiçadeira e teimava em choramingar, dando a entender que não queria estar ali. Então, a nossa atividade foi interrompida. Comprámos outras sementes e ainda nos sobraram bolbos, mas teremos de os pôr na terra noutra altura. Apanhei a roupa e vim para dentro com o Damião. A Elisa ficou a andar no baloiço.
Quando o pai chegou, estávamos os três no sofá, que era um barco numa viagem com diversas paragens. Ele vinha cansado e foi descansar para o quarto.
Eu e a Elisa fomos lanchar (com tanta atividade até nos tínhamos esquecido!). Acabei finalmente de arrumar a cozinha.
Depois, chegou a hora da minha aula de pilates. O pai ficou com as crianças e eu fui.
Quando cheguei, a Elisa estava a brincar com os Playmobil, o que me fez ter a certeza de que ter o cenário montado a motiva para essa brincadeira. Jantámos, deitei o Damião e vim para sala, pois ela não queria dormir sem jogar um jogo das bruxas.
Quis também mostrar ao pai os livros que tínhamos lido no computador e, depois disso, ele foi deitá-la.
Vim escrever o diário. Assim termina mais um dia...

1 comentário:

  1. Tens toda a razão. Entender os sentimentos de uma criança e procurar dentro de nós mesmos. O que sentimos quando acontece connosco e tb como reagimos qd eram da mesma idade . Um exercício de troca de papéis de emoções. ����

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...