quarta-feira, 21 de março de 2018

Diário de uma Mãe a Tempo Inteiro - Dia 3

DIA 3 - TERÇA-FEIRA



Hoje o Damião acordou com o pai a sair da cama e eu, morta de sono, disse para mim mesma "Nem penses que nos vamos levantar já!"... Então, apesar de ter continuado a tentar despertar-me com as suas vocalizações, fiz-me desentendida, dei-lhe maminha e ali ficámos naquela ronha de mama, dorme, acorda, mama, dorme... Quando finalmente a irmã acordou, pensei que fossem umas 11 da manhã... Engano! Ainda nem eram 9 horas! Mas, enfim, é bom sinal, é sinal de que dormi o suficiente.
Ficámos, como habitualmente, naquele despertar vagaroso, sem sair da cama, e a Elisa lembrou-se de ir ao seu quarto buscar um livro para fazer de conta que ia adormecer o mano. Trouxe um com vários contos de Grimm e foi contando as histórias. Foi tão bom ouvi-la! Primeiro porque me permitiu prolongar aquela mandriice e depois porque confirmei que já consegue contar com muitos pormenores a maioria daqueles contos!
Levantámo-nos, vestimo-nos e a Elisa quis ir brincar para o quintal. O Damião hoje não quis ficar no seu cantinho, pelo que o sentei na cadeira da papa, enquanto preparava o pequeno-almoço. 
Quando estava mesmo a terminar, a Elisa bateu à porta, dizendo-me que estava a começar a chover.
Comemos, com o Damião sempre inquieto e choroso.
De seguida, a Elisa quis ver os seus desenhos. Desta vez, optou por dois episódios da Heidi. Eu não sabia que havia uma versão mais moderna dos mesmos... Não me pareceram maus de todo.
O Damião continuava inquieto e só acalmou na maminha. Aliás, hoje esteve assim: desconfortável e sempre a querer mamar. Com ele mais calmo, ficámos nos mimos e a brincar.
Comecei a dobrar roupa (eu avisei!) e pu-lo no carrinho, para ver se dormia. Os desenhos animados terminaram e a Elisa queria que eu fosse brincar com ela. Quando lhe respondi que nesse momento não podia, pois estava a tentar adormecer o mano e queria dobrar a roupa que estava no cesto, fez birra. Começou a fazer um choro forçado, sentou-se no chão com cara de amuada e ainda atirou com umas peças de borracha. Disse-lhe que entendia perfeitamente que estivesse desapontada e zangada por não me ter como companheira de brincadeira, mas que ter aquele tipo de reação não ia ajudar a resolver nada. Expliquei-lhe que tal como eu não exigi que interrompesse a sua tarefa de ver os desenhos animados para fazer o que quer que fosse, também não era justo ela estar a exigir que eu parasse tudo para ir brincar com ela. Reforcei que entendia que ela se sentisse assim, que também eu queria brincar com ela, mas depois... "Tenho fome!", lembrou-se entretanto, em jeito de exigir a minha atenção, mas mudando de conversa. Fui buscar-lhe um queijinho e duas bolachas de chia. Comecei a andar pela casa, embalando o Damião no carrinho, e ela sempre atrás de mim. Depois, fui para a mesa dobrar a roupa e ela veio pedir-me que afastasse alguma roupa já dobrada para poder comer ali. Assim fiz.
O seu mau estar passou e, de seguida, lembrou-se de ir brincar com balões. Pediu-me que os enchesse e ainda me envolveu um bocadinho na brincadeira, ao mandá-los para junto de mim. Continuei na minha tarefa e ela brincou com a sua Nancy. Quando terminei, perguntei-lhe se me queria ajudar a arrumar a roupa nas gavetas e ela concordou satisfeita.
Depois, fomos brincar com os Playmobil. Estavam todos guardados num balde, pois tinha estado cá em casa uma amiga que é mais pequena e para a qual podiam ser perigosas aquelas peças tão pequenas. Penso que por estarem arrumados, a Elisa nunca mais tinha querido brincar com eles. Então ajudei-a a montar o cenário e, quando o Damião acordou e tive de interromper a brincadeira, ficou tranquilamente a brincar sozinha.
Pensei que ele estaria com fome e fui aquecer a sopa, mas ao fim da terceira colherada começou a chorar sem parar. Peguei nele e mamou. Só depois quis comer a sopa... Hoje esteve assim... Deve ser por causa do dente que rompeu ontem.
Fui fazer o almoço e a Elisa apareceu, como é seu costume, para me ajudar. Deixei que partisse as nozes e as colocasse na frigideira. Comemos hambúrgueres de tofu, com arroz, e espinafres salteados com nozes e canela. Estava delicioso!
O Damião continuava a choramingar e, como esfregava os olhos, pensei que tivesse sono. A Elisa foi lavar os dentes e fazer xixi, para ir dormir a sesta de seguida. Quando cheguei ao quarto, pediu-me para nos deitarmos os três, porque queria dar miminhos ao mano. Pareceu-me boa ideia e que ele adormeceria também. Mas não resultou e, ao fim de um bom bocado no qual ele literalmente lutava contra o sono, decidi trazê-lo para a sala, um pouco chateada com aquilo tudo.
Mamou outra vez e acabou por adormecer nos meus braços. Fiquei derretida a olhar para ele e depois deitei-o ao meu lado, no sofá, e comecei a adiantar o diário.
A Elisa acordou ao fim de um bocado. Ele acordou também. Ficaram os dois no meu colo, enquanto o amamentava novamente.
Depois, sentei-o no seu cantinho e fui brincar com a Elisa. Brincámos com uns bonecos miniatura que tem, jogámos ao jogo de cartas das bruxas e ao Koala Capers (com o Damião sempre a esticar o braço para tentar mexer nas cartas!).
Lanchámos e fomos organizar as coisas para a piscina. Assim, quando o pai chegou do trabalho, ela já tinha feito um desenho, andava a brincar com os balões e a fazer percursos com almofadas, mas já tínhamos tudo pronto e saímos de seguida. O pai ficou com o Damião, e nós duas fomos para a piscina: ela tem aula de natação e eu de hidroginástica. No balneário perguntou-me porque ficávamos com os dedos engelhados. Ficámos de pesquisar num livro de "Porquês" que temos em casa, mas afinal descobrimos que é sobre animais e não esse tipo de questões.
No regresso, passámos na churrasqueira e comprámos um frango para o jantar.
Já em casa, comemos e, em simultâneo, fomos dando a sopa ao Damião, que tinha estado a dormir. Depois, eu e o pai demos-lhe banho. Eu vesti o Damião, e o pai a Elisa. De seguida, fiquei a adormecê-los no meu quarto. Estava tão cansada que adormeci também...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...