domingo, 3 de abril de 2016

Menu diário de uma bebé de 15 meses

Cá em casa, vive uma bebé que (felizmente!!!) não nos dá dores de cabeça às refeições.

 
Aceita quase todos os alimentos com gosto (até agora, recusou-se a comer tomate e beterraba) e sem ser necessário nenhum tipo de confeção especial...

Procuro que tenha uma alimentação saudável, rica em fruta e legumes, e evitando o consumo de produtos industrializados. Aliás, acho que os únicos alimentos processados que consome são as massas sem glúten e o iogurte e, mesmo neste caso, opto por iogurte natural sem açúcar.
Ainda mama pelo menos ao acordar, ao lanche e ao deitar...
Até há bem pouco tempo, acordava várias vezes durante a noite para mamar, mas comecei a dar-lhe apenas colinho e a evitar a mama, no intuito de que acordasse menos vezes... Catorze meses a despertar de 2 em 2 horas e a acordar de manhã "fresquinha" para ir dar aulas a vinte e três "piolhos" de oito/nove anos é obra!

Foi nesta altura que decidi introduzir o iogurte na sua alimentação... E foi também aí que fiquei com receio de as suas necessidades nutricionais pudessem não ficar totalmente satisfeitas. Se mamava menos três ou quatro vezes por dia, que alimentos deveria acrescentar ao seu menu diário para compensar? Aliás, como deveria ser o seu menu diário?
É que entre os seis e os doze meses, há muita informação relativamente às refeições do bebé. No centro de saúde e na consulta de pediatria, entregaram-me inclusivamente um folheto com as "instruções".
Só que, a partir do ano de idade, o bebé deve começar a integrar gradualmente os hábitos alimentares da família...

Talvez porque as famílias têm realmente diferentes hábitos, não encontrei informação concreta acerca deste tema.
Algumas fontes apontam para 4 refeições diárias, mas tal não me faz sentido, porque eu própria sinto necessidade de comer (pelo menos!) 5 vezes.
Encontrei entretanto informação defensora de 5 refeições diárias, mas compostas por alimentos que não se integram na alimentação da nossa bebé. Por exemplo, com pão, que ela não pode comer em resultado da alergia ao trigo e ao glúten, ou sem sopa em todas as refeições, que a mim me parece essencial.

Depois de ler, refletir e fazer alguns ajustes naquilo que era já a sua alimentação diária, decidi partilhar convosco o que come a minha bebé.
 
 
Não quero de forma alguma que isto seja visto como o que é "certo", até porque não sou nutricionista e poderei inclusivamente estar a cometer alguns "erros".
Acredito também que este post ficaria mais rico, se quem tem ou já teve filhos desta idade divulgasse a sua própria experiência. Fico a aguardar os comentários!

7 comentários:

  1. Boa tarde! A minha princesa tem mais ou menos esse horário, a alimentação varia um pouco pois só amamento de manhã e à noite e não faço papa caseira. E era sobre isso k lhe queria questionar, como faz a papa? Com leite? Qual? Ou com.água?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Faço a papa com água. Tenho algumas receitas no blogue:
      http://caemcasasomostres.blogspot.pt/2015/09/papas-caseiras-parte-1.html
      http://caemcasasomostres.blogspot.pt/2015/12/papas-caseiras-parte-2.html
      http://caemcasasomostres.blogspot.pt/2016/03/papas-caseiras-parte-3.html
      Eu uso Bimby, mas tenho uma amiga que, embora não tenha, faz o mesmo tipo de papas no tacho e também resultam bem.

      Eliminar
  2. Boa tarde! A minha filhota faz tb mais ou menos esses horarios. Só nao dou mama à tarde o que substituo por iogurte c fruta, ou papa. De manha É só maminha E dps so come iogurte a meio da manha... tenho dado naturais biologicos.. da-lhe a papa logo após o leite? De noite ela tem recusado a maminha :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-lhe mama ainda na cama, depois levantamo-nos, visto-a e venho para a cozinha preparar a papa... Penso que come a papa cerca de 15/20 minutos depois do leite...

      Eliminar
    2. Obrigado! É k nao costumo dar-lhe nada depois de ela mamar... mas de manha acho que já nao é suficiente.

      Eliminar
  3. Olá ! Também tenho mais ou menos esses horários, mas de mannhã acorda um pouco mais tarde e ou dou lhe pão ou papa caseira. Ao lanche no infantário come iogurte ou papa. Mas ela está a rejeitar os iogurtes naturais. ou come puro ou com fruta, 2 x por semana, mas ultimamente nem com a fruta.. alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A nossa filhota, agora com 21 meses também já não revela tanto entusiasmo pelos iogurtes naturais... Há dias em que os come muito bem, outros em que nem por isso... Tenho optado por colocar o iogurte no liquidificador e juntar banana, pera ou pêssego.
      Contudo, sinceramente não me preocupa muito se ela não o comer... Atualmente adora queijo. E há tanta controvérsia hoje em dia em relação ao consumo de leite que se ela começar a recusar totalmente, acho que não vou insistir...
      Felicidades!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...