sábado, 31 de janeiro de 2015

Fraldas reutilizáveis de recém nascido


Cá em casa, usamos fraldas reutilizáveis...

Há já alguns anos que havia decidido usar estas fraldas, quando tivesse um bebé.
O facto de saber que cada bebé produz cerca de 1 tonelada (sim, leram bem, 1000 quilos!) de fraldas (lixo que demora aproximadamente 500 anos a decompor-se) fazia-me muita confusão.
Para além disso, sair-me-ia, a longo prazo, mais económico usar fraldas de pano do que descartáveis.
Já para não falar nos padrões de fraldas existentes, que são deliciosos!

Quando engravidei, comecei a pesquisar mais afincadamente na internet sobre o tema, no que toca a sites de venda, ao tipo de fraldas existentes, aos cuidados de manutenção, etc.
De início, pensei que bastaria comprar fraldas de tamanho único, que são divulgadas como sendo de utilização desde o nascimento até ao desfralde, mas, após ler alguns testemunhos de outras mães, concluí que seria importante ter um conjunto de fraldas de recém nascido.

Este é o meu stock de recém nascido, que se tem mostrado bastante adequado.

Pack de 6 fraldas pré dobradas de recém nascido Blueberry, que uso com capas e snappis, quando estou em casa.
Nunca tive fugas de chichi, as fraldas lavam-se e secam facilmente. Além disso, uma mesma capa é usada mais do que uma vez, pelo que se torna económico.
Snappifraldas blueberry 

Pack de 5 fraldas ajustadas Bamboozle da TotsBots, que uso com capas da mesma marca, durante a noite.
São muito volumosas, pelo que esteticamente não ficam tão bem por baixo das roupas, mas são excelentes para dormir, porque têm maior capacidade de absorção. Assim, se a bebé estiver muito sonolenta depois de mamar, não preciso da a acordar para mudar a fralda, mudo só na vez seguinte. Estas fraldas demoram algum tempo a secar ao ar.
Serão usadas até cerca dos 9 meses, pelo que se manterão no meu stock seguinte.
Bamboozle

2 capas Totsbots (uma delas vinha incluída no pack Bamboozle), 1 capa Mini Blueberry e 1 capa pequena Milovia.
Também as capas poderão ser usadas até aos 9 meses.
Capa TotsbotsCapa Totsbots
Capa BlueberryCapa Milovia

4 fraldas de bolso de recém nascido, sendo 2 da Charlie Banana e 2 da FuzziBunz, que tenho usado pouco, normalmente apenas quando na muda de fralda seguinte lhe vou dar banho. Isto porque, de todas as vezes que as usei, tive fugas. Não percebi se isto acontece porque a minha bebé é pequenina, pelo que as fraldas ficam folgadas nas virilhas, ou se simplesmente é o próprio corte das fraldas que não é o melhor.

1 pack de fraldas da Close Pop In, composto por 10 absorventes e 6 capas, que é super funcional! Aconselho vivamente a aquisição deste pack para os primeiros tempos do bebé, pois apresenta uma excelente relação qualidade/preço.
Uso estas fraldas no dia-a-dia, quer em casa, quer em saídas. São fáceis de colocar e assentam muito bem na bebé.
Tanto as capas como os absorventes secam bastante rapidamente.
 
3 fraldas tudo em 1, sendo 2 da Bambooty e 1 da Piriuki, que uso quer em casa, quer quando saio, porque são práticas de colocar.
A da Piriuki tem uma particularidade interessante para os primeiros dias do bebé: uma mola que permite baixar o nível da cintura, de forma a não tocar no cordão umbilical. 
Qualquer uma destas fraldas seca um pouco mais lentamente do que as outras. 
 
Porque é que adquiri tantos tipos de fraldas e de diferentes marcas? Em primeiro lugar, porque, como já expliquei, uso-as em diferentes situações. Depois, porque precisava de perceber com quais me identifico mais.
 
Se gastei muito dinheiro? Sim, gastei algum. Mas fi-lo de forma diluída ao longo dos meses de gravidez, pelo que mal me apercebi desse gasto.
E, se decidir ter mais filhos, já não precisarei de comprar fraldas (pelo menos de recém nascido!)...



4 comentários:

  1. Sofia, tenho mais uma questão :) As fraldinhas reutilizáveis começou a usar logo na maternidade ou quando chegaram a casa? Estou indecisa. O meu marido acha que não vai ser prático na maternidade e que mais vale comprar só um pacote de descartáveis para esses dias...

    Sweet Pi - thesweetestpiblog@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa!
      Na maternidade usei descartáveis e na primeira semana em casa também. Nesses primeiros dias muita coisa muda na nossa vida e eu queria estar totalmente focada na minha bebé, sem preocupações de pôr máquinas a lavar, estender roupa, etc. Nessa primeira semana, a minha família até ajudou trazendo refeições já feitas e garanto que esta ajuda foi muito importante. No início da segunda semana, já mais adaptada às novas rotinas com a bebé, comecei com as fraldas reutilizáveis e tem corrido muito bem.

      Eliminar
  2. Olá Sofia!
    O teu artigo foi bastante útil. O meu rebento só nasce daqui a 4 meses, mas já ando a adquirir. Custa-me um pouco dar dinheiro "para os primeiros meses", por isso, fiz como tu, investi em fraldas dos 3kg-9kg, pelo menos sei que só a meio da temporada tenho de investir novamente e ficam realmente mais "justinhas"
    Apreciei a dica das Bamboozle da TotsBots, por serem de bamboo. Eu já comprei pack da littlelamb que é idêntico à TotsBots http://www.littlelambnappies.com/nappy-kits/bamboo-nappy-kits/the-ultimate-night-time-kit-yeah (as da littlelamb são apenas um pouco mais caras - pack 3 + 2 wraps = 65€). Mas, eu comprei um pack de 5 por 50€ no ebay ;) a minha mãe diz que será suficiente nos primeiros meses, pois são muito absorventes,provavelmente gastarei 2 por noite.
    A dica das fraldas pré dobradas de recém nascido Blueberry também é boa, são de bamboo e algodão ecológico, perfeito! Eu vou RE-utilizar as fraldas de pano da minha mãe que irá dar ao mesmo ;)
    Pelo que percebi o melhor investimento é fralda e capa, seja pré-dobrada ou c/ absorventes, certo? Usa-se poucas capas por dia, poupa-se mais, parece ser fácil de substituir (ao contrário das fraldas de bolso que suja tudo e temos de estar a tirar o que está "lá dentro"), pela fotografia que tens das "Close Pop In" A piriuki também tem desse género de fralda que só se muda o absorvente, assim podemos colocar os absorventes que quisermos, biológicos, de bambú, os antigos das mamãs... etc.
    obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juana! Penso que para esta etapa, em que eles usam muitas fraldas por dia, o ideal é mesmo isso: capa mais fralda, independentemente da que se usa para absorver no interior. Depois, quando eles crescem um bocadinho e sujam menos fraldas, acho que é indiferente e depende do gosto de cada um. Eu atualmente uso quase só fraldas de bolso, de dia, e ajustadas ou pré dobradas com capa de lã, à noite.
      Felicidades!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...