quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O quarto da bebé

Cá em casa, acreditamos que o quarto de uma criança deve ser especial!
Deve ser um espaço acolhedor e único, que ela sinta que é seu.
Quando, ainda grávida, soube que era uma menina, imaginei-o logo em tons de azul/verde marinho e coral... De imediato, a floresta surgiu como inspiração, com os seus cogumelos, animais e seres mágicos... Selecionei um conjunto de ilustrações amorosas e criei o candeeiro com feltro e lã. O avô pintou a cómoda. A avó criou os cortinados a condizer com o contorno de berço (que logo passou para o nosso quarto!)...



Penso que o quarto deve estar estruturado de forma permitir que a criança aceda facilmente aos seus brinquedos, pelo que estes não devem ser em excesso nem estar amontoados desordenadamente. Neste sentido, e porque nos dias que correm se torna difícil ter um reduzido número de brinquedos, vamos fazendo rotação dos mesmos ou guardando definitivamente os que já estão desatualizados para a idade ou aqueles pelos quais ela já não se interessa.

O móvel onde estão colocados era um antigo móvel da despensa da minha avó, que tinha umas portas com rede de capoeira. Na altura, o que me encantou no móvel foram precisamente essas portas. Colocámos-lhe uns pés altos e pintei-o, sem que me passasse pela cabeça que acabaria por nunca lhe pôr as portas!
As caixas de madeira, com os brinquedos mais pequenos divididos por géneros (atualmente legos, blocos de madeira e bonequinhos diversos) são também muito úteis. É interessante perceber que, apesar de ainda não ter dois anos, a nossa bebé já é capaz de categorizar os objetos, arrumando-os na caixa correta!
A biblioteca adquirimos há pouco tempo, quando se começou a interessar muito por livros...

Mas o que nos encanta mais, desde o fim de semana passado, é a cama de madeira que o avô construiu a pensar na neta!
É uma cama sem pés, que lhe dá liberdade e autonomia, pois pode entrar e sair dela quando quer.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...