sábado, 21 de fevereiro de 2015

A hora do banho

Cá em casa, tomamos banho num balde!
 
Bem, "tomamos" talvez não seja a expressão mais adequada, pois na realidade a única a usar o balde é a bebé. E depois talvez seja bom esclarecer que não me refiro a um balde qualquer, mas sim ao Tummy Tub (embora provavelmente um balde suficientemente grande e anatomicamente semelhante faça o mesmo efeito).
 
Tummy tubTummy tub
 
Começámos por lhe dar banho numa banheira comum, com suporte, e até estava a correr bem...
Tínhamos aprendido bem a lição nas aulas de preparação para o parto (onde parecia que tinha regressado à infância, a brincar com Nenucos!) e segurar a bebé era mais fácil do que julgávamos!
Ao entrar na água, ela choramingava um bocado e ficava um pouco tensa, mas depois parava de chorar, embora não me parecesse totalmente relaxada...
 
Só que entretanto começaram as cólicas e, mais uma vez, fizemos jus dos conhecimentos adquiridos nas ditas aulas, onde nos tinham falado que estes baldes contribuem para a diminuição das desconfortáveis dores de barriga.

Existem muitas teorias para justificar as cólicas dos bebés. Para mim, faz sentido que resultem de gases acumulados (consequência  dos alimentos ingeridos pela mãe ou porque eles próprios engoliram ar ao mamar), mas também que sejam uma resposta psicossomática ao desconforto que sentem por já não estarem na barriga materna.
Aí, eles estavam habituados a um ambiente líquido, escuro, quente e onde, por estarem envolvidos e em posição fetal, se sentiam protegidos.
Quando tomam banho numa banheira e entram em contacto com a água, a sua memória é ativada, mas eles percebem que estão num local iluminado e mais frio, um espaço aberto que não lhes transmite segurança. Daí que a maioria dos bebés esperneie e chore.
 
Com a Tummy Tub o ambiente uterino é recriado e nós queríamos experimentar. Só que não nos convinha nada estar a gastar mais dinheiro... Afinal, tínhamos a outra banheira novinha em folha!
Por coincidência, uma amiga ligou-me e, quando lhe falei das queixas da bebé, disponibilizou-se logo para me emprestar o balde dela.
Estamos a usá-lo há algumas semanas e, embora não consiga dizer se, no caso da nossa bebé, surtiu efeito em relação às cólicas (até porque simultaneamente foram tomadas outras medidas), a verdade é que ela adora os banhos!

Se é tão fácil para mim dar-lhe banho como na banheira? Inicialmente não era, mas (como em tudo na vida) não há nada como praticar...
Se pretendo continuar e aconselho? Sim, sem dúvida! Ela está tão relaxada e bem disposta do princípio ao fim do banho que, só por isso, vale a pena! 
 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Rotina de lavagem e secagem de fraldas

Cá em casa, é fácil lavar e secar as fraldas!

Contudo, ainda antes de ser mãe, sempre que falava com alguém sobre a minha vontade de usar fraldas reutilizáveis, rara era a vez em que não era desencorajada com o argumento de que seria muito difícil gerir as lavagens das mesmas.
Eu acreditava que seria trabalhoso, mas mesmo assim não quis desistir sem experimentar.
Contudo, contrariamente às minhas expectativas, não encontro qualquer dificuldade no processo.
 
Como é que faço?
 
Sempre que tiro uma fralda suja, coloco-a num balde que comprei no Ikea. No interior desse balde, tenho um saco de rede, que vai a lavar juntamente com as fraldas. Tenho dois sacos desses, para permitir esta rotação.
 
Não uso toalhetes descartáveis. Tenho para essa finalidade um conjunto de 25 toalhetes de bambu, que molho em água (tenho sempre, junto às fraldas, uma caixa com tampa, contendo água limpa, para esse efeito). Assim, também esses toalhetes são colocados no tal balde, depois de usados.
 
 
Dia sim dia não, coloco a roupa da bebé a lavar na máquina e é nesta mesma lavagem que lavo as fraldas. Não há portanto um consumo energético ou de água acrescido, nem um transtorno na gestão do meu tempo. 
A minha máquina é uma Hotpoint Ariston WMG 823, de 8 kg. Escolho o programa "bebé"(7), com pré-lavagem e enxaguamento extra.
Inicialmente, coloco na máquina apenas as fraldas, os absorventes e os toalhetes. Uma vez por semana, uso Vanish Oxi Action Branqueador e, neste caso, não faço pré-lavagem das fraldas de bolso nem das tudo em um, para não danificar o tecido impermeável exterior.
No momento em que publiquei este texto, a maioria das minhas fraldas eram pré dobradas, híbridas e ajustadas. Neste momento, dois meses depois, a maioria das fraldas é de bolso e, como também é preciso eliminar as bactérias das mesmas, tenho usado Vanish Oxi Action Extra Higiene (para roupa colorida) e faço a pré-lavagem das mesmas, bem como das tudo em um. Continuo a não fazer pré-lavagem das capas que uso com as ajustadas e com as híbridas.
Quando termina a pré-lavagem, junto as capas (e fraldas de bolso e tudo em um, se for o caso), bem como a restante roupa da bebé, de modo a encher a máquina.
Coloco o detergente em pó (tenho usado Persil Cold Zyme com extrato de eucalipto - 100 ml -, ou Alborin Bebé - 50 g).
Se andar por perto durante a lavagem, antes do enxaguamento extra, retiro todas as fraldas e absorventes e coloco amaciador  (35 ml de Confort Essência Pure). Se no momento da lavagem, não estou disponível ou presente, simplesmente deixo o programa chegar ao fim e não uso amaciador.

Como moro numa zona muito húmida, se estiver de chuva, seco a roupa na máquina de secar, com exceção das capas, das fraldas de bolso e das tudo em um, que coloco num estendal interior (apesar de as duas últimas demorarem bastante a secar). Se estiver bom tempo, coloco tudo num estendal na rua.

Nas situações em que ficaram manchas amareladas nas fraldas, nos absorventes e nos toalhetes de limpeza (bem como nas polainas ou bodies da bebé), esfreguei a área com sabão de coco, deixei junto a uma janela a apanhar sol e voltei a colocar na máquina de lavar na vez seguinte.

Sei que um bom número das fãs das fraldas reutilizáveis usa detergentes específicos para as mesmas. Eu não sinto necessidade de o fazer... Afinal, para mim, as fraldas mais não são do que roupa!
E até agora, esta rotina de lavagem tem funcionado bastante bem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...