domingo, 27 de dezembro de 2015

Papas caseiras - Parte 2

Cá em casa, continuamos a apostar na confeção de papas caseiras.

Confesso que, sem a Bimby, não seria tão fácil levar avante esta decisão de dar à nossa bebé uma alimentação mais saudável, sem açúcar, sal e outros aditivos, presentes nas papas industriais. Mas foi maioritariamente a pensar nela que decidimos fazer este (grande!) investimento quando nasceu. E só pela utilização quase diária que dou à Bimby devido às papas, já sinto que compensa.

Hoje partilho mais algumas receitas de papas que a bebé tem comido. Normalmente, cada receita dá para duas doses, pelo que num dia come a papa ainda morna e a restante guardo no frigorífico para o dia seguinte. Ela gosta igualmente de a comer assim fresca.

Tivemos de eliminar o trigo da sua alimentação, pois descobrimos que fazia uma reação alérgica cutânea sempre que o consumia. O mesmo aconteceu com o glúten.


Papa de arroz, pera e dióspiro (sem glúten)

  • 4 colheres de sopa de arroz integral
  • 210 g de água
  • 1 pera
  • 1/2 dióspiro
Colocar o arroz no copo e pulverizar 20 seg / vel 9.
Juntar os restantes ingredientes e cozinhá-los 16 min / 90° / colher inversa.
Triturar 30 seg / vel 3, 5 , 7.
 
Papa de quinoa, alfarroba e maçã reineta (sem glúten)

  • 2 colheres de sopa de farinha de quinoa
  • 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
  • 200 g de água
  • 1 maçã reineta
Cozinhar todos os ingredientes 16 min / 90° / colher inversa.
Triturar 30 seg / vel 3, 5 , 7.


 
 
Papa de farinha 3 ÁS * com pera e maçã (sem glúten)

  • 4 colheres de sopa de farinha 3 ÁS
  • 200 g de água
  • 1 maçã
  • 1 pera
Cozinhar todos os ingredientes 16 min / 90° / colher inversa.
Triturar 30 seg / vel 3, 5 , 7.

* farinha de arroz, alfarroba e araruta (comprei no Celeiro)

Atualmente, após sugestão de uma leitora, cozinho as papas todas a 8 min / 90 ° / colher inversa. Fiz esta alteração porque percebi que este tempo de cozedura é suficiente para dar a consistência necessária às papas.

6 comentários:

  1. Ola boa noite , tenho uma bebê de 5 meses e estou a introduzir as sopas . Ando a investigar relatiavamente as papas caseiras e adorei o seu blog, parabéns . Estou com uma dúvida relativamente às suas papas, não deveria ter leite ? Eu estou amamentar e tenho essa dúvida . Se tiver que fazer a papa com LM não posso colocar na bimby devido a temperatura e á consistência, certo ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Obrigada!
      Eu também estou a amamentar. Como ela ainda mama várias vezes ao dia (ao acordar, ao lanche e durante a noite), não sinto necessidade de fazer uma papa láctea, até porque só come papa uma vez por dia, a meio da manhã.
      Penso que para introduzir leite materno terá de usar outro tipo de receita, porque, de facto, não o pode aquecer na Bimby. Mas, como nunca fiz, não sou a pessoa mais indicada para a aconselhar...
      Felicidades!

      Eliminar
  2. Boa noite.
    A minha bebe tem 6 meses e começamos a introduzir as sopinhas e ando a investigar as papas :) estou a adorar o blog!
    Estas receitas sao para que idade?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia!
      Obrigada pelo comentário! :)
      Pode dar estas papas a partir da idade que o pediatra aconselhar a introdução de papas... Se a sua bebé está com seis meses, creio que qualquer uma se adapta, até porque não têm glúten.
      Se fizer alguma, reduza o tempo de cozedura para 8 minutos. Fui aconselhada por uma leitora a fazê-lo e, de facto, é tempo suficiente.
      Felicidades!

      Eliminar
  3. Olá, boa tarde
    Tenho uma duvida: posso usar quinoa vermelha na papa?
    Beijinhos e parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Peço desculpa por ter demorado tanto tempo a responder, mas (infelizmente e por falta de tempo) tenho andado bastante afastada do blogue...
      Certamente já tomou a sua decisão de usar ou não quinoa vermelha na papa. Eu nunca usei, mas não vejo nenhum problema em que o faça. Atualmente nas papas, uso sempre farinha de quinoa (branca), que compro numa loja de produtos biológicos... Uso quinoa vermelha, mas como acompanhamento de pratos principais.
      Um beijinho e felicidades!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...