quarta-feira, 15 de abril de 2015

Três meses e meio de fraldas reutilizáveis!

Cá em casa, já usamos fraldas de pano há três meses e meio!

Tudo tem corrido lindamente e estou ainda mais fã que inicialmente!
Mas o meu stock mudou ligeiramente, porque a bebé tem crescido a olhos vistos e as fraldas de recém nascido já não servem...  Estão guardadas numa caixa, à espera do dia (ainda distante) da chegada de um mano.

Neste momento, estão a uso 26 fraldas (número que não inclui capas)...

Para dormir, a bebé continua a usar fraldas ajustadas da Tots Bots (5) com as respetivas capas (2). Por vezes, usa também uma capa da Bummis, que é a preterida porque os elásticos deixam a pele das pernas muito vincada.
Capa da Bummis
A capa da Blueberry já começa a mostrar-se pequena, sendo só usada em última instância...
Coloco sempre um absorvente extra e um fleece para que se mantenha enxuta e confortável. Deste modo, aguenta 12 horas, com raríssimas fugas.

Temos 5 fraldas de bolso da marca Baby Ikawa, que são usadas quando estamos por casa ou quando as outras estão sujas ou a lavar.
Fralda de bolso Baby IkawaFralda de bolso Baby Ikawa
Fralda de bolso Baby IkawaFralda de bolso Baby Ikawa
Custaram 4,5 € cada uma, na Amazon, numa altura em que não se pagavam portes para Portugal. Apesar de serem mais fracas ao nível de qualidade, tem desempenhado bem a sua função, quase sem fugas e adaptando-se bem ao corpo da bebé, pois o seu tecido é muito maleável.
Em duas delas tive de substituir uma mola, mas, uma vez que tenho uma máquina própria para tal, não foi para mim um problema.
No seu interior, coloco dois absorventes ou uma fralda pré dobrada. Quando a bebé era mais pequena, gostei de usar pré dobradas com snappi e capa, mas apesar de ter adquirido algumas de tamanho acima, não me adaptei a usá-las agora que ela é mais crescida. Então decidi reaproveitá-las, colocando-as nas fraldas de bolso.

Quanto a fraldas tudo em um, temos 2 Bambino Mio.
Fralda tudo em um Bambino MioFralda tudo em um Bambino Mio
Tanto podem secar na máquina como ao ar livre, o que é vantajoso pois, como o absorvente não se separa, demoraria muito a secar nos dias mais húmidos.
Gosto bastante destas fraldas, que apresentam uma grande qualidade de confeção, e adoro os seus padrões (saíram há pouco uns novos pelos quais me apaixonei!)! Mas são um bocadinho caras, pelo que está fora de questão adquirir mais.

Como gostei muito das fraldas de recém nascido da Close Pop In, pensei que o sistema híbrido seria do meu agrado. Então, comprei uma fralda V2 da Close e outra da Grovia, ambas com absorventes extra.
Fralda híbrida da Grovia
No caso da Grovia, estou satisfeita, pois consigo usar quase sempre a capa duas vezes, ou seja, com os dois absorventes adquiridos. Digo quase sempre, pois basta que a bebé faça um daqueles cocós explosivos para que a capa fique totalmente imprópria para consumo! Os absorventes têm uma característica que me agrada, que é o facto que serem impermeáveis no lado que fica em contacto com a capa, pelo que o chichi não passa e esta fica enxuta para a segunda utilização.
Fralda híbrida Close Pop In V2
Já no que toca à fralda da Close, o meu grau de satisfação é menor. Para além da situação dos cocós que referi antes e de não haver nenhum tecido impermeável nos absorventes, o próprio interior da capa é de algodão, pelo que fica bastante molhado a cada utilização. Assim, apesar de ter dois absorventes, só consigo usar a capa uma vez entre cada lavagem. Também não gosto muito do modo como a fralda lhe assenta.

Com tudo isto, descobri que as minhas fraldas preferidas são afinal as de bolso da LittleBloom!
Fralda de bolso LittleBloom
 
Fralda de bolso LittleBloom
São práticas de colocar (se não fossem estas, acho que, no mês de licença gozado pelo pai, as descartáveis invadiriam a nossa casa, mesmo contra a minha vontade!), permitem que se ajuste facilmente o grau de absorção (colocando mais ou menos absorventes no bolso), secam mais rapidamente do que imaginava e têm uma ótima relação qualidade/preço. Para além disso, os seus padrões são uma delícia e algumas são de um tecido aveludado muito agradável ao toque.
Neste momento, temos 12 fraldas destas, cada uma com dois absorventes (a maioria de microfibra, mas também alguns de bambu).
Fraldas de bolso LittleBloom

Se soubesse o que sei hoje quando comecei a comprar as fraldas, teria comprado todas da LittleBloom (exceto as de noite, pois por agora damo-nos bem com as ajustadas).
Mas mantenho a minha opinião de que não devemos comprar todas da mesma marca sem experimentar, pois arriscamo-nos a fazer um grande investimento em algo que não nos satisfaz. Imaginem que tinha comprado todas da Close Pop In!...

11 comentários:

  1. Boa tarde, para recém nascido que fraldas aconcelha? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Dê uma vista de olhos nesta publicação https://caemcasasomostres.blogspot.pt/2015_01_01_archive.html
      onde descrevo as fraldas que usei quando a minha filhota nasceu.
      Felicidades!

      Eliminar
  2. OI flor! Vc voltou a trabalhar e como ficaram as lavagens?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela!
      Mesmo depois de começar a trabalhar a rotina de lavagem de fraldas continuou a correr bem... Adquiri mais alguns exemplares para ter alguma margem de manobra em alturas com menos disponibilidade, usei uma ou outra vez fraldas descartáveis em situações de emergência... Durante o inverno, como moro numa zona de floresta e praia, numa casa com alguma humidade, tive que optar por secar a maioria das vezes os absorventes na máquina de secar (as capas sempre ao ar).
      Mas após 18 meses de fraldas de pano, posso certamente considerar que foi uma opção de sucesso!

      Eliminar
  3. Olá Sofia, onde posso comprar fraldas Little bloom? Obrigada. Zoé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zoé! Comprei a maioria das Little Bloom através do EBay.

      Eliminar
  4. Olá!
    Ganhei uma fralda Pop in da Close Parents. Agora estou perdida sobre como posso começar a usar, sendo que eu tenho apenas uma. Devo intercala-las com as descartáveis pois quando ponho pra lavar não tenho utra para colocar.
    Ps: No meu país ainda não se vende fraldas ecológicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emita!
      Há muitos sites de venda de fraldas reutilizáveis... Não fazem envios para o seu país? Talvez o EBay... Pode ser uma solução! ;)

      Eliminar
  5. Boa tarde. Conhece as bambino Mio? Que tal? Não percebo os termos. Fralda é a capa colorida certo? Absorventes é tipo penso higiénico que vem dentro certo? Como limpa o coco maior antes de pôr na máquina? Passa com papel higiénico ou? Muda absorvente sempre que faz xixi ou só quando faz coco? Todas as fraldas têm absorventes que se retiram e poiem? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ticha!
      Faço referência às Bambino Mio tudo em um neste artigo. "Tudo em um" significa que os absorventes estão pegados à capa. Gosto bastante destas fraldas pela forma como assentam e pelos padrões deliciosos. Ainda que já contenham absorvente, se for necessário, é possível colocar mais um absorvente no bolso (parte interior da capa). São contudo um pouco caras.
      Os absorventes são de facto semelhantes a pensos higiénicos e colocam-se no interior das capas.
      Quando iniciam a alimentação complementar, a melhor forma de eliminar o cocó maior é comprando um rolo de papel absorvente próprio (à venda nas lojas e sites de fraldas reutilizáveis), que se coloca entre os absorventes e o rabinho do bebé. Se tiver cocó, deito no lixo. Se não tiver, reutilizo, lavando na máquina junto com as fraldas.
      A mudança da fralda é feita da mesma forma que numa fralda descartável, embora a capacidade de absorção seja ligeiramente menor, exigindo por isso que se mude mais vezes de fralda.
      Nem todas as fraldas têm absorventes que se retiram e põem. As fraldas tudo em um têm os absorventes cosidos à capa. Nas fraldas de bolso e híbridas, o absorvente sai para fazermos a lavagem e podemos escolher quantos absorventes colocar, bem como o tipo de absorvente.
      Espero ter respondido a todas as suas questões. :)

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...